Que o nosso querido Joker espalhou o terror por muitos filmes e HQ’s por aí é de conhecimento geral, mas o que não sabemos ao certo é qual a verdadeira história da origem do Palhaço do Crime.

O Coringa surgiu na primeira edição da HQ do Batman, e apesar do grande sucesso, sabe-se muito pouco sobre sua verdadeira história, e como um criminoso lunático vestido de palhaço se tornou um dos assassinos mais temidos de Gotham.

A aparência do vilão foi inspirada em O Homem Que Ri, filme baseado no romance de Victor Hugo. A produção trouxe o ator Conrad Veidt como Gwynplaine. O visual de Veidt unido à direção do expressionista alemão Paul Leni, acabou servindo de base para os quadrinistas Bill Finger, Bob Kane e Jerry Robinson criarem o visual macabro do personagem.

O Homem Que Ri / 1928

Anos após aparecer na primeira HQ, o palhaço ganhou sua primeira origem, em 1951, na história O Homem do Capuz Vermelho. Na trama, o Batman é convidado para dar aulas de criminologia em uma faculdade e passa para seus alunos um caso que ele mesmo não conseguiu resolver. Durante meses, o herói perseguiu um assaltante vestindo um capuz vermelho, que durante um roubo a uma fábrica de baralhos, acaba caindo em um túnel de produtos químicos e some sem deixar rastros. O misterioso paradeiro do bandido passa a ser investigado pelos estudantes que conseguem capturá-lo e revelam que se trata de ninguém menos do que o Coringa.

O Homem do Capuz Vermelho / Detective Comics 1951

Mas a conhecida – história definitiva – do Coringa, foi apresentada em A Piada Mortal, de 1988.Na história criada por Alan Moore e Brian Bolland, um comediante malsucedido é contratado pela máfia para realizar um roubo na Ace Chemicals, uma usina nuclear em que trabalhava como assistente de laboratório. Mesmo trajando um capuz vermelho para ocultar sua identidade, o crime dá errado graças à interferência do Batman e o bandido acaba caindo em um túnel de produtos químicos que acabam por modificar sua aparência, e destruir sua sanidade, para sempre. A trama parcialmente adapta os acontecimentos citados anteriormente em O Homem do Capuz Vermelho, mas cria uma trágica história que envolve o fracasso na comédia e a morte de sua esposa grávida.

Apesar das várias versões, nenhuma delas foram realmente confirmadas pela DC como a verdadeira origem do Palhaço do Crime, mas o que com certeza concordamos é que o Coringa não é um excelente vilão porque tem uma gargalhada icônica, ou pelo seu visual. Ele é excelente porque tem um efeito profundo na história e é o perfeito antagonista para o Cavaleiro das Trevas.

Coringa tem uma coleçãozona incrível aqui na nossa loja, já viu?
Corre conferir: https://www.lojadccomics.com.br/super-herois/coringa