Ao longo dos anos e em diversas versões, o traje do Batman foi se tornando progressivamente mais elaborado e repleto de tecnologias diversas.

À prova de balas:   A vestimenta possui propriedades balísticas, oferecendo proteção contra disparos. O símbolo do morcego no peito, além de decorativo, oferece uma camada adicional de segurança, desviando a atenção dos atacantes e protegendo o coração de Bruce Wayne.

Capuz:   O capuz serve para mais do que apenas ocultar a identidade do herói. Equipado com uma variedade de dispositivos, como antenas, microfones para comunicação, lentes de visão noturna e proteção auricular, é uma peça essencial do equipamento do Batman.

Uniforme cinza e azul:   Durante as décadas de 70 e 90, o Batman adotou um uniforme com tons de cinza e azul. Essa escolha não foi apenas estética, mas sim uma adaptação à tecnologia limitada das gráficas de impressão de quadrinhos da época. Os tons de azul foram incorporados para facilitar a impressão das histórias em quadrinhos.

Mecanismo de defesa: Mesmo quando incapacitado, o Batman não se torna uma presa fácil. Seu traje está equipado com sistemas de defesa, como choques elétricos e gases, para afastar possíveis agressores que tentem remover seu capuz e descobrir sua identidade secreta.

Capa planador:   Inspirada nos filmes, a capa do Batman ganhou uma nova função como planador. Ele é capaz de estender sua capa e planar pelos céus, proporcionando uma forma rápida de locomoção e evasão.